top of page

NOTA DE REPÚDIO AOS RUMORES RELATIVOS À REDUÇÃO DE DISCIPLINAS NO ENSINO MÉDIO

Nota à sociedade brasileira

Caro cidadão,





A Associação dos Licenciados em Filosofia - A.L.F. em virtude dos rumores relacionados a redução do número de disciplinas no Ensino Médio, vem a público manifestar sua contrariedade com tal medida, por julgar indispensável a variedade de disciplinas como forma de aprendizado pleno, sobretudo porque julgamos necessário tempo hábil nas diversas áreas para que o desenvolvimento integral do estudante seja alcançado. Temos plena consciência de que a redução das mesmas acarretará uma perda inestimável para o aluno, uma vez que o professor que ministrar a disciplina que será quase alijada não disporá mais deste tempo hábil para o desenvolvimento de suas aulas, imprescindíveis na construção de uma cidadania plena.

Julgamos que estes tipos de rumores só tendem a desqualificar o atual sistema de educação vigente em nosso país. Tal atitude se de fato é defendida pelo MEC, sob pretexto de que algumas disciplinas acabam por tomar espaço de outras ditas tradicionais, cabe uma pergunta e que se faz necessária: Qual a justificativa para que uma disciplina ganhe mais espaço do que outra? Tradição não garante legitimidade ontológica!

Tomemos como análise o caso da Filosofia, que só tem um período semanal e não é tida como disciplina tradicional, pois consta no currículo só a partir de 2007. Entretanto, as tradicionais como Matemática e Português, por exemplo, recebem carga horária muitas vezes 4 a 5 vezes maiores. Como se em Filosofia não se desenvolvesse o raciocínio (justificativa da aplicação da matemática) ou a linguagem (justificativa da Língua Portuguesa), ora tanto a lógica como o desenvolvimento conceitual que estão na base da linguagem são ferramentas intrínsecas da educação filosófica.

Cremos que não será com a redução de disciplinas visando focar em matemática e língua portuguesa, por exemplo, visando apenas a atender os índices que medem a educação, sabidamente parciais, que tornará o indivíduo mais consciente de sua condição de ser humano.

Brasil, 27 de novembro de 2011.



Associação dos Licenciados em Filosofia

 

FILOSOFIA 

bottom of page